8 Soluções para aumentar as reservas diretas do seu hotel
- Diana Pedrosa
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de abr.
Ter um 🌐motor de reservas no website do seu hotel é fundamental para rentabilizar as suas reservas. Mas desengane-se se pensa que basta tê-lo para que as reservas diretas apareçam magicamente.
É importante otimizá-lo com estratégias de 💻Marketing Digital para que a sua dependência das OTA's vá diminuindo ao longo do tempo e consequentemente aumente a taxa de conversão das reservas diretas.
Mas afinal, o que é a taxa de conversão?
A Taxa de conversão (CR - Conversion Rate) mede a eficácia de um site ou motor de reservas (WBE - Web Booking Engine) em converter visitantes em hóspedes pagantes, ou seja, corresponde à percentagem de visitantes do site do seu hotel que realmente reserva na plataforma. Calcula-se dividindo o número de reservas diretas pelo número total de visitantes, multiplicando o resultado por 100.
Segundo um artigo publicado da Hotel Spider, a taxa de conversão varia de hotel para hotel, no entanto, a média indica que é de 3.6% em 2019, sendo que atualmente está nos 4%.
É importante analisar estes números para conseguir perceber qual é o desempenho do site do hotel e também calcular o custo com publicidade. É necessário, por isso, colocar na balança de onde vêm as reservas e de que forma pode aumentar as diretas.

Deixo-lhe aqui 🎯8 soluções para implementar digitalmente no website do seu hotel e aumentar as reservas diretas:
Simplifique o Processo de Reserva: Um processo de reserva direto e intuitivo reduz a desistência dos potenciais hóspedes. Certifique-se que os clientes podem reservar o seu hotel em qualquer parte do seu website (call-to-action).
Design Ajustável: Garanta que o site e o WBE funcionam perfeitamente tanto em computadores como em dispositivos móveis. 35% das reservas dos hotéis são feitas com telemóveis.
Transparência de Preços: Exibir preços claros e evitar taxas/serviços ocultos aumenta a confiança dos clientes. Garanta sempre o melhor preço disponível (Best Available Rate - BAR).
Conteúdo Visual de Qualidade: Fotos e vídeos profissionais do hotel, dos quartos e dos serviços atraem e retêm a atenção dos visitantes. Não se esqueça de utilizar os botões call-to-action nesta secção. É crucial que o cliente veja que pode reservar aquela tipologia de quarto.
Ofertas e Pacotes Especiais: Promoções exclusivas incentivam reservas diretas. Pacotes românticos, com jantar ou 1 massagem incluída aumentam o valor do serviço.
Testes: Experimente diferentes layouts e chamadas de ação (call-to-action) ajuda a identificar o que funciona melhor para o público-alvo.
Feedback de Clientes: Comentários e avaliações positivas servem como prova social, influenciando decisões de reserva. Certifique-se que coloca as reviews o mais recente possível.
Análise de Dados: Observar o comportamento dos utilizadores no site e no WBE permite ajustes informados para melhorar a experiência.
🎁 E por último, não menos importante, ofereço-lhe 1 dica offline:
👥 Envolva a sua equipa de Front Office e Reservas nestas soluções. Mostre-lhes como funciona e como podem ser uma mais-valia quando as reservas diretas passam do site para o telefone/e-mail.
Precisa de um especialista para colocar em prática estas estratégias, de forma personalizada e adaptada à realidade do seu hotel?
Vamos conversar?
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